Acaba de ser anunciado no Medpage Today a concessão de um subsídio de investigação de 75 milhões de dólares – One Brave Idea – para procurar a “cura da doença coronária”.
Este anúncio decorreu durante a reunião anual da American Heart Association (AHA) e contemplou Calcum NacRae,MD, PhD, diretor do departamento de medicina cardiovascular, Brigham and Women’s Hospital em Boston, EUA. Este investigador e a sua equipa vão procurar os indicadores precoces da doença cardíaca coronária, quer a nível molecular quer a nível genético.
Comentário (20161005mgl) – são ótimas notícias a criação de condições objetivas para fazer avançar o nosso conhecimento sobre as doenças cardiovasculares e em particular a doença cardíaca coronária, desbravando a nova fronteira da ciência biomédica: a genética. Após os 5 anos do prazo do projeto tenho a certeza que muito conhecimento relevante terá sido adquirido. E este conhecimento poderá ter várias aplicações clínicas. No entanto uma palavra de prudência sobre o anúncio da procura da “cura da doença” que Medpage Today utiliza para chamar a atenção dos seus leitores. Quando estive nos EUA (1972-74) vivi o processo que levou o presidente Nixon a conceder um enorme subsídio para se obter a “cura do cancro”. Como foi descrito no New York Times de 23 Abril 2009 o resultado foi negativo e hoje, em 2016, ainda não vemos a hipótese de fazer desaparecer as doenças oncológicas. O mesmo irá acontecer com as doenças cardiovasculares que temos vindo a conseguir atrasar o seu aparecimento no ciclo de vida de cada um de nós. No entanto a “cura” parece muito distante.